O que é?

O projeto Luz Azul consiste na instalação de câmeras de vigilância ultramodernas nas fachadas dos edifícios (voltadas para a rua), identificadas com uma luz azul. As imagens em alta definição ficarão armazenadas na nuvem e compartilhadas, em tempo real, com as autoridades da área de segurança pública.

  • Grey icon

    Projeto-piloto

    Numa primeira fase, o Luz azul alcançará apenas prédios comerciais e residenciais do Centro do Rio e as imagens poderão ser acessadas pelas autoridades de segurança da região.

  • Grey icon

    Como é a adesão?

    Os condomínios participantes deverão arcar com os custos das câmeras e do armazenamento das imagens. A expectativa é de que com o aumento no número de câmeras integradas ao Luz Azul, a abrangência do monitoramento seja cada vez maior.

  • Grey icon

    Tecnologia

    A iniciativa é resultado de um convênio com a empresa carioca Venses Thecnology, especializada em fornecimento de sistemas de vigilância em vídeo com base na nuvem. O acompanhamento das imagens pela polícia poderá auxiliar em possíveis investigações, registros de ocorrências e melhora da sensação de segurança.